A obsessão pela estética tem como objetivo atingir um ideal que é desejado pelo sujeito. A beleza se manifesta pelo ideal, e não é algo contemplativo, o belo é algo transparecido pela sociedade e imposto como um padrão. As pessoas desejam esse objeto que é idealizado, e tem um significado social um produto que agrada a todos, tendo um caráter universal. O desejo de atingir o ideal é um gosto subjetivo pressupõem que não haja nada para ser conhecido.
O termo estético vem de origem grega aisthésis, significa o ato de perceber e notar aquilo que é belo e estar no gosto subjetivo agradando os sentidos do sujeito. A beleza tem sua origem de um desejo, quem tem como objetivo gerar um efeito, se esse desejo de atingir um ideal não for satisfeito de imediato, pode ocasionar uma obsessão, temos como exemplo o famoso dito popular: faço sacrifícios pela beleza. Os sacrifícios utilizados, são as famosas dietas, exercícios físicos em excesso, procedimentos cirúrgicos e utilização de cosméticos.
Beleza significa aquilo que tem características de belo o que encanta o outro, mas a beleza ela sofre variações em determinadas culturas. Para os americanos o padrão de beleza feminina se baseia em mulheres loiras, magras e com os seios grandes, o que é comum as mulheres se submeter a procedimentos estéticos, no Brasil as mulheres são morenas, cintura fina, quadris avantajados e sorriso bonito. Na Tailândia existem as mulheres girafas, que fazem utilização de argolas no pescoço para alonga-los, com o objetivo de ficarem mais belas. Observa-se que a obsessão em atingir o ideal tem uma influência baseada no padrão social.
O sacrifício em nome da beleza, gera uma angústia no sujeito de descontentamento com o próprio corpo, influenciando o sujeito a se importar com uma simples marcar de nascença, levando a um procedimento de retirada.
No século XIX, a beleza era vista como um simbólico social, aonde as mulheres se produziam com joias, penteados exuberantes e utilização de espartilho com objetivo de afinar as cinturas, para encantar seus maridos havendo uma submissão. A obsessão pelo corpo ideal pode ocasionar uma influência psicológica, ocasionando prejuízos na saúde mental. Mulheres sem pensar nas consequências, realizam procedimentos estéticos que tem sérios riscos de morte.
Conclua-se que a obsessão pela beleza é um desejo do sujeito em chegar a um ideal, que é influenciado pelo padrão social. Mas o atingir esse ideal faz com que as pessoas realizem procedimentos que colocam o sujeito a um risco de perca da própria vida. A busca frequente pelo, o belo também afeta a saúde mental gerando uma obsessão no sujeito.
REFERENCIA:
Nogueira, Ellen Cristina de Moura N778u Uma análise em torno da obsessão pela busca da beleza perfeita, no conto “The Birth-mark” de Nathaniel Hawthorne./ Ellen Cristina de Moura Nogueira. 2017 XXI f.: 31 cm.