O confinamento social ocasionou grandes prejuízos na saúde mental da população segundo SCHMIDT, CREPALDI, BOLZE, SILVA, DEMENECH (2020), em meio a quebra de hábitos e o período muito longo que as pessoas permanecem em suas residências, a sociedade está entrando em pânico, o medo de ser contaminado tem intensificado crises de ansiedades na população. Segundo os mesmos autores a disseminação de notícias falsas acabam atingindo ainda mais a saúde mental das pessoas.
O confinamento social foi estabelecido para conter a disseminação do Novo Coronavírus com objetivo de evitar colapsos em hospitais. Para lidar com o confinamento trouxe algumas dicas:
- Primeiramente filtre as notícias, evite a leitura de notícias falsas. Procure mídias que trazem conteúdos verdadeiros.
- Estabeleça uma rotina, pois o ficar sem fazer nada pode gerar uma intensa ansiedade que surge quando há um momentos de tédio.
- Mantenha o contato com as pessoas que você ama a distância, caso você não more com os seus familiares. A internet está aí para realizar esse trabalho, utilize.
- Cuide de você, mantenha uma rotina de higiene pessoal, se arrume. Para quem está trabalhando em casa como home office, arrume-se como se fosse trabalhar no ambiente de trabalho.
REFERENCIAS:
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/58/69